Dia Internacional Contra a LGBTfobia

17 de Maio de 2019
Dia Internacional Contra a LGBTfobia

Em 17 de maio de 1990 a organização mundial de saúde excluiu a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde. Essa foi uma grande conquista para o movimento LGBT, porém foi apenas o começo de uma luta que acontece até hoje.

 

No brasil, por decreto do presidente da república, somente em 04 de junho de 2010 o dia nacional contra à homofobia foi oficialmente instituído, no dia 17 de maio, portanto hoje comemoramos o dia nacional contra a homofobia. 

 

No dia 19 de março de 2019 foi divulgado um documento internacional onde mostra que é crime ser homossexual em 70 países ser homossexual, sendo que em alguns deles a pena é a morte. Parece até mentira ler isso, que mesmo depois de tanto tempo ainda existam governos pensando dessa forma. É como se as pessoas LGBT perdessem sua humanidade e consequentemente não sejam dignas e nem mereçam respeito.

 

No brasil, a cada 16 horas é registrado uma morte por LGBTfobia, o que faz com que nosso país seja o que mais mata LGBT no mundo. Diante disso não podemos ficar calados, seja lésbica, gay, bissexual, transsexual ou heterossexual, todos merecem respeito e garantia de liberdade e segurança. e nós queremos neste dia declarar que abraçamos a causa e desejamos profundamente que a LGBTfobia seja extinta da sociedade, para que todos sejam felizes e que o amor prevaleça acima de tudo!

 

Com o passar do tempo muitas batalhas foram vencidas, e a comunidade ganha cada vez mais voz, e isso se dá por tantas personalidades que deram a cara a tapa no passado, desde representantes de manifestações pela causa até artistas que com o passar do tempo se sentiram encorajados e confortáveis para se assumir e abraçar a causa, como Elton John e Rogéria ("a travesti da família brasileira"), e hoje em dia também temos muitos artistas que lutam pela comunidade como Ricky Martin, Pablo Vittar e Glória Groove.

 

Também temos a grandiosa parada do orgulho LGBT, onde toda comunidade LGBT se reúne para manifestar e comemorar. A parada ocorre em todos os cantos do mundo. cada país tem sua data definida, e o brasil é conhecido por ter uma das maiores paradas LGBT do mundo!

 

Hoje é mais um dia de lutar, de mostrar ao mundo que o preconceito é inadmissível e que todos merecem respeito, não esqueça de fazer a sua parte, se manifeste a favor do amor!

 

Amor entre pessoas do mesmo sexo não é e nunca será um problema. O problema é o seu preconceito.

Leia também